Projects

to be translated…

Algoritmos Heurísticos e Exatos para Problemas de Escalonamento de Tarefas (2011-2013)

Estudo e implementação de métodos heurísticos e exatos, para problemas de escalonamento de tarefas complexos. Esses problemas incluem diferentes tipos de relação tarefa-máquina; janelas de tempo; relações de precedência; tempos de duração, preparação, espera, etc..

Otimização da Movimentação de Lotes de Derivados de Petróleo e de Biocombustíveis (2011-2012)

Projeto de pesquisa visando desenvolver um módulo computacional de otimização utilizando a tecnologia de programação inteira para realizar o planejamento de nível tático da distribuição de derivados de petróleo e de biocombustíveis pela Petrobras em todo o território nacional, definindo os tamanhos dos lotes a serem transportados ao longo de um horizonte de tempo de até 3 meses pelos modais de transporte disponíveis, principalmente navios, dutos e ferrovias.

SAMBA: Synergies for Ameliorations and Mastering of Branch-and-Price Algorithms (2011 – atual)

A chamada decomposição de Dantzig-Wolfe é uma técnica que, apesar de sua eficiência estar comprovada em diversas situações, ainda não foi incorporada em pacotes genéricos de otimização por Programação Inteira Mista (MIP). O seu uso é atualmente restrito a aplicações específicas cujos algoritmos são desenvolvidos por especialistas. Este projeto visa desenvolver algoritmos de propósito geral que torna essa técnica mais genérica. O foco do trabalho será procedimentos de pré-processamento, inicialização avançada, estabilização (para melhorar a convergência), estratégias que combinem geração de cortes e de colunas, e heurísticas primais.

MAS-SCM: Protótipo de Ambiente Integrado para Soluções Logísticas com Uso de Multi-Agentes (MAS) (2008-2010)

Desenvolver competência na solução de problemas complexos utilizando a tecnologia de multi-agentes, particularmente no sentido de desenvolver um ambiente multi-agentes para a solução integrada de problemas de planejamento e programação logística da PETROBRAS.

Metodologias e Ferramentas de Auxílio à Decisão para Perfuração de Poços de Petróleo (2004-2006)

Projeto desenvolvido para o Centro de Pesquisas da Petrobrás (CENPES), em colaboração com a Universidade Federal de Pernambuco, com o propósito de desenvolver uma metodologia de auxílio à decisão, considerando os riscos inerentes ao processo de perfuração de poços de petróleo em alto-mar, e ferramentas computacionais com a implementação da metodologia desenvolvida.